Glossário

Consulte aqui termos e conceitos específicos da indústria do petróleo

Abandono de poço

Conjunto de operações para isolar as formações portadoras de fluidos por meio de tampões de cimento, retirar os equipamentos de superfície e recuperar a locação de um poço.

Abandono de campo

Conjunto de operações que compreende as atividades de abandono definitivo dos poços, desativação das instalações de produção e recuperação das áreas ocupadas por essas instalações.

Abandono permanente

Abandono de poço quando não há interesse na continuidade das operações.

Abandono temporário

Abandono de poço em que ainda há interesse na continuidade das operações.

Abertura de choke

Diâmetro de orifício do dispositivo de controle de fluxo (choke) do fluido da formação.

Acumulação

a) termo usado na sedimentologia para representar um volume de sedimento depositado numa determinada posição geográfica em uma bacia sedimentar.
b) representa também a fase de desenvolvimento de um sistema petrolífero quando o óleo que migra da rocha geradora é absorvido e retido no reservatório.
c) quantidade de petróleo que fica retido em uma armadilha (rocha selante).

Amarração

Ligação de uma unidade flutuante, normalmente do tipo navio, a um cais, boia ou outra embarcação.

Amostra de calha

Em perfuração petrolífera, conjunto de fragmentos de rocha que fica retido na peneira de separação de lama.

Amostra testemunha

Amostra obtida por testemunhagem; um ou vários pedaços de rocha obtidos de partes de testemunho, selecionados para análise.

Amostra lateral

Amostra cilíndrica de rocha obtida ortogonalmente à parede do poço.

Árvore de natal

Conjunto de válvulas, conexões e adaptadores instalados sobre a cabeça do poço com a finalidade de controlar o fluxo da formação para superfície.

B

Bacia sedimentar

Depressão da costa terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem se portadoras de petróleo ou gás, associados ou não.

Barco de apoio

Embarcação de suprimento

Barco de apoio à plataforma

Barco utilizado no apoio às plataformas de petróleo, transportando material de suprimento: cimento, tubos, lama, salmoura, água doce, óleo e etc.

Barco de apoio a ROV

Embarcação de apoio especializada em operação de ROV, Remote Operated Vehicle.

Batimetria

Processo de medida da profundidade dos oceanos, mares e outros corpos aquáticos, com o uso de sistemas acústicos (ecobatímetros).

Bloco

Parte de uma bacia sedimentar, onde as concessionárias conduzem operações de explorações e produção de petróleo.

Bônus de assinatura

Valor ofertado pelo licitante vencedor na proposta para obtenção da concessão de petróleo e gás natural, que deve ser pago no ato da assinatura do contrato de concessão.

BOP (Blow Out Preventer)

Ver "Preventor de erupção"

Broca/bit

Ferramenta utilizada na perfuração para desbastar mecanicamente a rocha e penetrar gradualmente no subsolo.

Cabeça de poço

Equipamento composto de spools, válvulas e adaptadores conectados à parte terminal superior do poço, que garante a vedação, controle de fluxo e sustentação mecânica dos equipamentos suspensos, tais como tubing e revestimentos.

Campo

Área produtora de petróleo ou gás natural, a partir de um reservatório contínuo ou de mais de um reservatório, a profundidades variáveis.

Concessão

Contrato administrativo mediante o qual a ANP outorga a empresas que atendam aos requisitos técnicos, econômicos, jurídicos e fiscais por ela estabelecidos, o exercício das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural em território brasileiro.

Coluna de perfuração

Coluna composta por tubos de perfuração, inclusive tubos pesados, componentes da composição do fundo de poço, broca e demais ferramentas aplicadas na perfuração de poços, cujas funções consistem em aplicar peso e transmitir rotação à broca; conduzir o fluido de perfuração; manter o poço calibrado; e garantir a inclinação e direção do poço.

Completação

Sequência de operações realizadas após a perfuração do poço de modo a transformá-lo em uma unidade produtiva ou de injeção.

Conteúdo local

Valor agregado de componentes nacionais necessários à confecção de um determinado produto (bem ou serviço).

Contrato de concessão

Contrato que prevê que empresas sejam responsáveis por exploração e produção de petróleo sob sua conta e risco e, em caso de êxito, tenham direito à propriedade do petróleo produzido.

Declaração de comercialidade

Notificação feita pelo concessionário à ANP declarando comerciais uma ou mais jazidas descobertas na área de concessão, e em consequência confirmando a intenção de desenvolvê-la. Marca o fim da fase de exploração e início da fase de desenvolvimento.

Descida da coluna

Procedimento de realizar a descida da coluna de perfuração, coluna de produção, revestimento ou haste de bombeio para dentro do poço.

Descida do poço

Manobra de descida de uma ferramenta para dentro do poço.

Desenvolvimento

Conjunto de operações e investimentos destinados a viabilizar as atividades de produção de um campo de petróleo ou gás.

Downstream

Termo aplicado às atividades de refino de petróleo bruto, processamento de gás natural em plantas de gasolina, transporte e comercialização de derivados.

DST (Drill Stem Test)

Teste de formação – teste realizado em poço revestido e canhoneado, por intermédio de tubulação.

Embarcação de apoio a ROV

Embarcação que concentra toda a infraestrutura de alimentação e controle de ROV (veículo operado remotamente).

Empresa operadora

Empresa que recebe a concessão para explorar ou produzir petróleo ou gás e que efetivamente opera no campo, sendo responsável pela compra de bens e contratação de serviços para a atividade.

Erupção

Escoamento descontrolado de gás, óleo ou qualquer outro fluido originalmente contido no reservatório para atmosfera, fundo do mar ou outra formação rochosa. Acidente no qual, repentinamente e sem controle, há uma contínua expulsão dos fluidos de um poço de petróleo. Esta contínua expulsão de fluídos se deve à superação da pressão da formação em relação às pressões aplicadas pela coluna de fluidos de perfuração ou intervenção no poço.

Exploração

Conjunto de atividades ou operações destinadas a avaliar áreas, objetivando a descoberta e a identificação de jazidas de petróleo ou gás natural.

F

Farm-in

Processo de aquisição parcial ou total dos direitos de concessão detidos por outra empresa. A empresa que adquire os direitos de concessão está em processo de farm-in, e a empresa que vende está em processo de farm-out.

Farm-out

Processo de venda parcial ou total dos direitos de concessão. A empresa que vende os direitos de concessão está em processo de farm-out, e a empresa que adquire está em processo de farm-in.

Fluido de perfuração

Mistura complexa de líquidos, sólidos e alguns casos gases. Sua função principal é transportar os sólidos gerados durante a perfuração de um poço até a superfície e promover a separação dos mesmos no sistema de extração de sólidos.

Fonte sísmica

Ponto no qual as ondas sísmicas são geradas.

Fundo do poço

Porção mais profunda do poço ou mais afastada da superfície.

Gás de xisto (shale gas)

Gás obtido da retortagem do xisto, após a separação do gás liquefeito de xisto.

Gás natural ou gás

Todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gasíferos, incluindo gases úmidos, secos, residuais e gases raros.

H

Hidrocarboneto

Composto constituído apenas por carbono e hidrogênio. Mistura de compostos orgânicos que constituem a porção com interesse econômico do material que sai do poço produtor. O petróleo e o gás natural são exemplos de hidrocarbonetos.

Imageamento sísmico

Técnica aplicada através da propagação de ondas, sendo uma das mais utilizadas para aquisição de informações sobre a formação geológica em superfícies.

Individualização da produção

Viabilização, por um projeto único, do desenvolvimento e da produção de uma jazida que se estende por áreas de concessão pertencentes a concessionários diferentes ou que se estende por área pertencente a um concessionário e por área não concedida, de forma a otimizar a recuperação e garantir as melhores práticas da indústria do petróleo.

Indústria de petróleo e gás natural

Conjunto de atividades econômicas relacionadas com exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, transporte, importação e exportação de petróleo, gás natural, outros hidrocarbonetos fluidos aromáticos e seus derivados.

Instalação

Estrutura fixa ou móvel utilizada nas atividades de perfuração, produção, armazenamento ou transferência de petróleo ou gás natural.

Jazida

Reservatório ou depósito já identificado por métodos de pesquisa direta ou indiretas, mas ainda não dimensionado ou avaliado economicamente.

K

Kick de gás

Descontrole na fase de perfuração de poços, causado pela ocorrência de um valor de pressão da formação superior ao da pressão exercida pelos fluidos alimentados no poço. Caso essa situação não seja controlada pode evoluir para um blow out.

Lâmina d'água

Distância entre a superfície da água e o fundo do mar.

Licença ambiental

Ato administrativo expedido pela autoridade competente que contém condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem observadas por seu titular para localização, instalação, ampliação ou operação de atividades de empreendimentos que utilizem recursos ambientais que sejam efetiva ou potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.

Montagem da sonda

Operação de montagem de sonda de perfuração ou de alguma ferramenta para operar no poço.

N

Navio-sonda

Embarcação equipada com sonda de perfuração e demais equipamentos necessários para realização de perfuração rotativa.

Offshore

Localizado ou operado no mar.

Óleo

Petróleo cru ou outros hidrocarbonetos produzidos na cabeça do poço em estado líquido. Incluem destilados ou condensados recuperados ou extraídos de gás natural.

Oleoduto

Duto para transporte de petróleo. Termo utilizado normalmente para transporte de grandes distâncias.

Óleo lubrificante

Líquido obtido por destilação do petróleo bruto.

Óleo no resevatório

Volume de óleo cru estimado em um reservatório ou em um campo de petróleo ainda não produzido.

OPEP

Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

P

Perfuração

Atividade que envolve todas as operações necessárias para a construção de um poço até o momento de entregá-lo à equipe de completação.

Petróleo leve

Classificação de natureza relativa, não padronizada e associada ao grau API. Em geral, dao denominados óleos leves aqueles com densidade maior do que 30º API.

Petóleo pesado

Óleo cru com grau API baixo devido a uma grande proporção de hidrocarbonetos de cadeias longas.

Plano de emergência

Conjunto de medidas que determinam e estabelecem as responsabilidades setoriais e as ações a serem desencadeadas imediatamente após um incidente, bem como definem os recursos humanos, materiais e equipamentos adequados à prevenção, controle e resposta ao incidente.

Poço de desenvolvimento

Poço perfurado em área de desenvolvimento ou produção.

Poço descobridor

Poço que resultou na descoberta de uma acumulação produtora ou potencialmente produtora de petróleo ou gás natural, mais rasa ou mais profunda em campo ou adjacente a ele.

Poço seco

Poço onde não se caracterizou a presença de petróleo móvel e/ou gás natural.

Preventor de erupção (Blow Out Preventer - BOP)

Conjunto de válvulas de segurança instaladas na cabeça do poço para evitar a ocorrência de uma erupção (blowout) de superfície.

Produção

Conjunto de operações coordenadas de extração de petróleo ou gás natural de uma jazida e de preparo para sua movimentação.

Prospecto

Feição geológica mapeada como resultado de estudos geofísicos e de interpretação geológica, que justificam a perfuração de poços exploratórios para a localização de petróleo ou gás natural.

Q

Quase acidente

Qualquer evento inesperado com potencial risco para a segurança operacional, não causando danos à saúde humana ou ao meio ambiente.

R

Recuperação

Processo de extração de petróleo e gás natural através de poços produtores, utilizando-se a energia natural dos reservatórios ou introduzindo-se energia através de poços injetores.

Relatório de Impacto Ambiental

Documento em linguagem não técnica que apresenta os resultados dos estudos técnicos e científicos de avaliação de impacto ambiental para comunicá-los a todos os interessados.

Reservatóio de petróleo

Todo reservatório que contém hidrocarbonetos predominantemente na fase liquida.

Reservatório de gás

Todo reservatório que contém hidrocarbonetos predominantemente na fase gasosa.

Royalties

Compensação financeira devida pelos concessionários, paga mensalmente, com relação a cada campo, a partir do mês em que ocorrer a respectiva data de início da produção, sendo distribuída entre estados, municípios, Comando da Marinha do Brasil, Ministério da Ciência e Tecnologia e um Fundo Especial, administrado pelo Ministério da Fazenda.

Segurança operacional

Prevenção, mitigação e resposta a eventos que possam causar acidentes que coloquem em risco a vida humana ou o meio ambiente, em Instalações Marítimas de perfuração e produção de petróleo e gás natural, através da adoção de um Sistema de Gestão que assegure a integridade das Instalações durante todo seu ciclo de vida.

T

U

Unitização

Ver "Individualização da produção".

Y

Z

Referências:
Dicionário do petróleo em língua portuguesa: exploração e produção de petróleo e gás: uma colaboração Brasil, Portugal e Angola/[editores] Eloi Fernández y Fernández, Oswaldo A.Pedrosa Junior, Antônio Correia de Pinho- Rio de Janeiro: Lexikon: PUC-Rio, 2009.
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – www.anp.gov.br/glossario