23/10/14

BP traz exposição sobre o mundo do petróleo para o Rio

Iniciativa da BP para disseminar conhecimento nas comunidades onde atua foi premiada com selo de sustentabilidade

Com o compromisso de gerar impactos sociais positivos nas comunidades onde atua, a BP promoverá no Rio a exposição educativa itinerante “Uma viagem pelo universo do petróleo”. De 29 a 31 de outubro, em Copacabana, a população em geral terá a oportunidade de conhecer mais sobre essa fonte de energia de maneira simples, lúdica e interativa. Escolas municipais da região foram convidadas a visitar a mostra, que já passou por sete municípios na Bahia – Itaparica, Vera Cruz, Salvador, Valença, Cairu, Itacaré e Ilhéus –, recebendo um total de sete mil visitantes, entre pescadores, estudantes, professores e população em geral. Este ano, o projeto recebeu o Selo do Prêmio IBEF de Sustentabilidade, uma certificação conferida a empresas pela excelência no desenvolvimento de ações que promovem a sustentabilidade.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado obtido no ano passado, quando promovemos o engajamento com comunidades da Bahia a partir da exposição. Alunos de 90 escolas foram impactados e 428 professores receberam treinamento para repassar o conhecimento em sala de aula. A BP também produziu um livro didático sobre o tema, tendo doado mais de 4 mil unidades para escolas municipais da região. Dessa forma, reafirmamos um dos compromissos sociais firmados globalmente pela BP, que é contribuir com a educação das pessoas nas regiões em que atua”, afirmou Guillermo Quintero, presidente da BP no Brasil. Atualmente, a mostra é uma das finalistas da premiação global da BP, o “Helios Awards”, que reconhece projetos e inicativas que atingiram grandes resultados ao redor do mundo, mantendo-se alinhadas à estratégia e valores da companhia.

A exposição foi idealizada em 2013 pela BP, em parceria com o Instituto Abramundo. As estruturas modulares viabilizam o perfil itinerante e o formato proporciona uma verdadeira viagem pelo mundo do petróleo. Monitores treinados acompanham o público em cinco diferentes seções compostas por textos, instalações e grafismos que ensinam sobre o uso e a importância do petróleo; como ele se forma no ambiente; as etapas para a produção de petróleo e gás; as medidas do setor para garantir operações seguras; e o desenvolvimento de fontes renováveis de energia, como eólica e hidrelétrica. Os interativos mecânicos, a maquete representativa e as amostras de brocas de extração ajudam a tornar o conteúdo mais atrativo e de fácil compreensão ao público.

A BP está presente no Brasil desde 1957 e hoje atua nos segmentos de produção de lubrificantes, distribuição de combustíveis marítimos e de aviação, exploração e produção de petróleo e gás natural e produção de biocombustíveis.