20/05/15

Exposição sobre o mundo do petróleo chega ao Catavento

Realizada pelo Instituto Abramundo, iniciativa reconhecida da BP por disseminar conhecimento sobre petróleo estará no Museu Catavento a partir do dia 2 de junho

A exposição educativa “Uma viagem pelo universo do petróleo” chega ao Museu Catavento Cultural, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. De 2 de junho a 1 de agosto, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa e outras fontes de energia, de maneira simples, lúdica e interativa.

Idealizada em 2013 pela BP, em parceria com o Instituto Abramundo, a exposição faz parte do compromisso da empresa de gerar impactos sociais positivos nas comunidades em que atua. A mostra já passou por várias cidades como Salvador e Rio de Janeiro – recebendo mais de sete mil visitantes, entre estudantes, professores e população em geral, além das comunidades dos municípios na área de influência das atividades de prospecção de petróleo. Em 2014, o projeto recebeu o Selo do Prêmio IBEF de Sustentabilidade, uma certificação conferida às empresas que demonstram excelência no desenvolvimento de ações que promovem a sustentabilidade.

Monitores treinados acompanham o público por cinco diferentes seções, proporcionando uma verdadeira viagem pelo universo do petróleo. A exposição é formada por estruturas modulares e compostas por objetos do cotidiano feitos a partir do petróleo, amostras de rochas, equipamentos, maquetes, textos e imagens, que ensinam sobre o uso e a importância do petróleo; a forma como ele se forma no ambiente; as etapas para a produção de petróleo e gás; as medidas do setor para garantir operações seguras; e o desenvolvimento de fontes renováveis de energia, como eólica e hidrelétrica. As instalações mecânicas, a maquete representativa e as amostras de brocas de extração ajudam a tornar o conteúdo mais atrativo e de fácil compreensão para o público.

A exposição estará na Varanda Lateral do Museu Catavento, um espaço interativo de ciência e conhecimento, instalado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade − o Palácio das Indústrias, com mais de 250 instalações que encantam o visitante. São atrações do mundo que o homem encontrou pronto e daquele que ele construiu. Nada ficou de fora: do átomo ao maior planeta do Sistema Solar; do menor inseto aos maiores animais da Terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da preservação ambiental... Com um ambiente tão interativo fica até mais divertido falar sobre o Petróleo.

Serviço:

Catavento Cultural e Educacional
Onde: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.
Telefone: 11 3315-0051 – atendimento das 11h às 17h.
Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).
Quanto: R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Gratuito aos sábados.
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.
Estacionamento: R$ 10,00 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 2,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$ 20,00.
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.