Dezembro/2011

Air BP cresce no Brasil para atender crescimento no setor aéreo

A Air BP anunciou no dia 16 de dezembro a compra das operações de distribuição de combustível de aviação da Shell Brasil Holding B.V. e Cosan S.A. Indústria e Comércio em sete aeroportos brasileiros por R$ 185 milhões (aproximadamente US$100 milhões). Esta aquisição dará à Air BP acesso aos aeroportos de Guarulhos, Recife, Viracopos, Curitiba e Pampulha e, ainda, aumentar a capacidade das atuais operações da Air BP no Galeão e em Brasília. O negócio deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2012 e está sujeito às aprovações dos órgãos reguladores.

Ao final do processo, a Air BP estará presente em 18 aeroportos brasileiros que respondem por cerca de 66% da demanda do mercado de combustível de aviação no Brasil. O negócio irá incluir ativos como tanques de estocagem, veículos e dutos para abastecimento diretamente na aeronave, permitindo à Air BP vender diretamente combustível a companhias comerciais de aviação e demais clientes nesses aeroportos.

“Esta aquisição é mais um passo no crescimento estratégico da BP no Brasil, que se tornou um país chave para nossos investimentos”, disse Tufan Erginbilgic, chefe de operações de refino e marketing da BP. “Além de realizarmos um forte crescimento na Air BP e na Castrol Lubrificantes, em 2008 fomos a primeira companhia internacional de petróleo a investir na indústria de biocombustíveis. Recentemente, aumentamos este investimento com mais de um bilhão de dólares em aquisições”.

Em 2011, a BP também recebeu a aprovação do governo para a compra de significativos ativos de exploração e produção de petróleo nas bacias marítimas de Campos e de Camamu-Almada e na bacia terrestre de Parnaíba.

Com os novos investimentos, aproximadamente 80 empregados serão contratados pela Air BP para trabalharem nos aeroportos e no escritório central em São Paulo, aumentando o número de colaboradores da companhia em 70% nos próximos dois anos.

“A demanda por combustível de aviação no Brasil está crescendo a uma taxa bem superior às taxas globais, com um crescimento aproximado de 16%. A compra desses novos ativos irá permitir que a Air BP acelere seus planos e aumente sua participação de mercado. Este é um movimento bem-vindo pelos consumidores, já que aumentará a competição no mercado”, disse Ricardo Paganini, gerente geral da Air BP no Brasil.

“Os investimentos da BP no Brasil são fundamentais para nossa agenda de crescimento. Esse foi um ano chave para esse crescimento, com a significativa expansão das atividades de exploração e produção no Brasil, a aquisição das usinas de etanol da CNAA e da Tropical, e agora com a expansão de nosso negócio de combustíveis de aviação. O Brasil é um país abençoado com recursos naturais e humanos e um mercado em crescimento. Sentimos-nos honrados com a oportunidade de participar no desenvolvimento industrial do País”, disse Guillermo Quintero, presidente regional da BP.