25/03/2013

BP Energy conclui com êxito teste de formação no Poço Itaipu-1A, na Bacia de Campos

A BP anunciou hoje que completou com sucesso teste de formação no poço descobridor Itaipu-1A, na Bacia de Campos.

O teste de formação é a atividade mais recente do Programa de Avaliação de Descoberta de Itaipu, operado pela BP. O teste atingiu vazão de até 5,6 mil barris de óleo equivalente por dia durante 32 horas, através de regulador de vazão de 40/64, a partir de um intervalo canhoneado limitado. Resultados do teste de pressão após o fluxo principal indicaram boa conectividade no reservatório. Foram também instalados equipamentos para monitorar pressões em longo prazo.

Neil Piggott, vice-presidente de Exploração da BP Energy do Brasil, afirmou: “Esse é um bom resultado para o projeto de Itaipu, indicando que fluxos de produção comercialmente viáveis podem ser atingidos nesse reservatório carbonático do pré-sal”.

O poço Itaipu-1A está localizado no Bloco BM-C-32, em águas profundas da Bacia de Campos, a 125 quilômetros da costa do estado do Espírito Santo. O poço foi perfurado em 2009 pela Devon, cujo portfólio no Brasil foi adquirido pela BP em 2011.

Também em 2011 foi perfurado o poço de avaliação Itaipu-2. A localização de um terceiro poço de avaliação, Itaipu-3, foi acordada junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esta será a próxima operação em Itaipu, a ser iniciada ainda este ano.

A BP é operadora do Bloco BM-C-32 com 40% de participação. Os demais parceiros são Anadarko Petroleum Corporation (33.3%) e Maersk Energia Ltda (26,7%).