05/09/2014

BP inicia programa de recrutamento para atrair futuros líderes

São 30 vagas disponíveis globalmente para líderes do futuro em negócios Downstream

A BP lançou nessa semana o Programa de Líderes do Futuro (Future Leaders Programme – FLP) de 2015, que visa o desenvolvimento acelerado de profissionais em início de carreira para serem líderes dos negócios da companhia no futuro. O FLP é um programa global da BP para recrutar candidatos de todo o mundo para trabalharem nas unidades de negócios de Refino e Marketing e nas áreas de Segurança e Risco Operacional e Tecnologia da Informação e Serviços.

O programa deste ano se baseia no sucesso das campanhas de anos anteriores e visa atrair 30 profissionais altamente qualificados para se beneficiarem de um programa de desenvolvimento global que dura no mínimo três anos. Os participantes poderão usufruiur de orientação e acesso aos executivos da BP, além de desempenharem um papel relevante nos negócios e atuarem no exterior. Como requisitos mínimos, os candidatos devem ter pós-graduação, experiência profissional de pelo menos três anos, uma perspectiva global, e ambição e potencial para se tornarem lideres de alta senioridade.

Na última edição, mais de 4 mil pessoas de todo o mundo se candidataram para as posições. Nos anos anteriores, os participantes do programa, que começou há três anos, desempenharam uma multiplicidade de papéis, como o de engenheiro petroquímico na China e coordenador de fornecimento de combustível na Alemanha.

Rita Griffin, Diretora de Marketing do Gupo BP, afirma: “Queremos atrair as pessoas mais capacitadas em todo o  mundo – os líderes do amanhã – que desempenharão papéis-chave na manutenção e melhoria da excelência e inovação na BP”. Com somente 30 vagas disponíveis anualmente, a concorrência no passado foi intensa.

“Estamos buscando pessoas com uma perspectiva global e flexibilidade para trabalhar em qualquer lugar do mundo, nas carreiras técnicas ou comerciais do programa. Estamos encorajando as pessoas a se candidatarem independente de terem experiência no setor de petróleo e gás. Queremos candidatos com mente aberta, que tenham vontade e ambição para serem a próxima geração de líderes da BP.”

Espera-se que os candidatos venham de diferentes formações e experiências, tendo tipicamente estudado disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática até níveis de doutorado, mestrado e/ou MBA. Uma vez aceitos no FLP, a BP trabalhará com selecionados para criar programas de carreira customizados, concebidos para otimizar as oportunidades de desenvolvimento de cada um. Os profissionais serão orientados de perto por um líder sênior.

Além disso, eles farão parte da rede FLP existente na BP, que permite aos candidatos participarem de um grupo global de profissionais ambiciosos e de alto desempenho, com pensamentos similares e objetivos compartilhados.

São bem-vindos candidatos de todos os países. Mais informações sobre o programa e inscrição podem ser obtidas em www.bp.com/flp. As inscrições devem ser feitas entre os dias 2 de setembro e 31 de outubro. Depois da fase inicial de inscrição, há uma etapa de entrevista e avaliação. A expectativa é que os candidatos aprovados comecem a trabalhar na BP entre fevereiro e outubro de 2015, porém a BP levará em consideração necessidades individuais.

A BP faz diferença no mundo ao fornecer energia para transporte, combustível, luz e energia e precisa de uma equipe de alto nível para realizar esse trabalho. Por isso, a BP tem um amplo programa de recrutamento que abrange todas as carreiras e atrai não somente profissionais com experiência na indústria de petróleo e gás ou setor relacionado, mas também novos talentos de programas de graduação e pós-graduaçao. O FLP é um desses programas.