17/12/2013

BP oferece duas bolsas de estudo integrais para os EUA em parceria com o AFS Intercultura Brasil

Os contemplados terão a chance de estudar um ano letivo no exterior e, além do diferencial no currículo, poderão vivenciar uma nova cultura.

A BP, um das maiores empresas globais de energia, e o AFS Intercultura Brasil, organização não governamental de intercâmbio cultural,oferecem duas bolsas de estudos integrais para os Estados Unidos a jovens residentes nos municípios da Bacia de Campos. A viagem está prevista para agosto de 2014, na qual o estudante terá a oportunidade de passar um ano letivo no exterior, vivendo em uma casa de família.Os interessados devem realizar as inscrições pelo site www.afs.org.br/bpaté as 13h do dia 8 de janeiro de 2014.
Para participar, os candidatos devem, entre outros requisitos, residir e/ou estudar nos municípios de Niterói (RJ), Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armaçãode Búzios, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro, ou Itapemirim, no Espírito Santo; ter nascido entre abril de 1996 e agostode 1999; cursar o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular; ter excelente desempenho acadêmico (notas acima de 8 ou B+) e possuir ótimo nível de conhecimento no idioma Inglês. O candidato não pode ter sido reprovado anteriormente nem estar cursando o último ano do ensino médio.
O processo seletivo é composto de quatro etapas. A primeira consiste em uma prova online com 15 questões de múltipla escolha de matemática e 15 de inglês, além de uma redação, quedeverá ser feita em inglês. O AFS Brasil selecionará os 10 candidatos com as maiores notas nesta etapa e que cumpram os requisitos mínimos preenchidos na ficha de inscrição pela internet. A segunda fase é o preenchimento de formulários online e a terceira uma seleção presencial que envolve dinâmica de grupo, entrevistas e prova oral de inglês. Na última etapa será realizada uma visita à casa dos finalistas e conclusão do envio da documentação online. O resultado do processo seletivo será divulgado no site www.afs.org.br/bpem 20 de fevereiro.
A bolsa de estudos inclui todas as passagens aéreas para o estudante chegar e voltar do destino, transporte entre casa e escola, hospedagem e alimentação em casa de família voluntária, material escolar, seguro de saúde, ajuda de custo de US$ 120 por mês durante a experiência, entre outros itens.
Esta iniciativa faz parte do acordo de parceria chamado Global Citizens of Tomorrow (Cidadãos Globais do Amanhã), fechado em 2011 entre BPe AFS. O objetivo é proporcionar a jovens integrantes de famílias de baixa renda a oportunidade de estudar no exterior e adquirir habilidades interculturais importantes para um futuro profissional bem-sucedido. Até 2016, o programa terá oferecido 50 bolsasde estudos integrais para estudantes do Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Malásia e África do Sul.Em 2014, o Brasil deve receber 12 estudantes americanos nas mesmas condições.