BP participa da Vitória Oil & Gas 2011

Empresa marca presença no evento e apresenta seus projetos na região

A BP Energy do Brasil vai participar da 3ª edição da Vitória Oil & Gas 2011, entre os dias 24 e 26 de outubro, em Vitória (ES). A feira, organizada Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), acontece em um momento de grandes oportunidades de negócios no Espírito Santo, já que o estado é hoje o segundo maior produtor de petróleo e gás do país. A expectativa é que o evento reúna cerca de três mil pessoas.
Na feira, a BP Energy do Brasil irá apresentar suas atividades locais, que tiveram início em julho deste ano, com o início da perfuração do poço exploratório na Bacia de Campos. Na ocasião, a empresa elaborou uma série de projetos ambientais no entorno do Bloco BM-C-34 para minimizar possíveis danos ao meio ambiente e à atividade pesqueira na região. Entre eles, destacam-se:

•	PMA - Projeto de Monitoramento Ambiental - controla o descarte dos fluidos de perfuração utilizados nas operações do bloco BM-C-34.

•	PCP - Projeto de Controle da Poluição - organiza a separação e destinação correta de todos os resíduos, sólidos e líquidos (lixo, esgoto sanitário, água oleosa, entre outros), gerados nas operações.

•	PCS - Projeto de Comunicação Social: mantém a sociedade informada sobre a atividade de perfuração marítima. Disponibiliza canais de comunicação entre a BP e os grupos sob a área de influência da atividade. Exemplo de ação do PCS é o cartaz direcionado aos pescadores da região sobre a importância de respeitar a zona de segurança mínima de 500m da embarcação, alertando sobre os perigos e a proibição da Marinha do Brasil. A medida está de acordo com o licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.

•	PEAT - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores: fornece treinamento aos trabalhadores envolvidos na atividade de perfuração para que adotem os cuidados necessários à execução de suas tarefas de modo a minimizar as interferências causadas ao meio ambiente.

•	PEI - Plano de Emergência Individual: lista os equipamentos, procedimentos e responsabilidades, no caso de combate a vazamento de óleo no mar.