• Brasil
  • Sala de Imprensa
  • Notícias

2/3/2012

BP amplia sua presença no setor de exploração e produção brasileiro para explorar quatro blocos com a Petrobras

A BP anunciou hoje que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou o acordo de farm-in de quatro concessões de exploração e produção em águas profundas operadas pela Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) na margem equatorial brasileira. A BP Energy do Brasil Ltda. está assumindo 40% da participação da Petrobras em cada um dos blocos localizados nas Bacias de Barreirinhas e Ceará.
A negociação dará à BP acesso a quatro novas concessões de blocos no Brasil: BM-BAR-3 e BM-BAR-5, na Bacia de Barreirinhas, e BM-CE-1 e BM-CE-2, na Bacia de Ceará. Juntos, os blocos cobrem uma área total de 2.113 quilômetros quadrados.
“A BP está ampliando sua sólida experiência em exploração e em águas profundas e estes quatro novos blocos oferecem oportunidades de exploração interessantes, somado à posição de destaque que já ocupamos no Brasil”, disse Bob Dudley, presidente executivo do Grupo BP. “Estou satisfeito porque isso aprofunda ainda mais nossa estreita colaboração com a Petrobrás, uma das líderes mundiais em exploração em águas profundas”.
Guillermo Quintero, Presidente da BP Brasil, acrescentou: “No último ano, além da aquisição de dez concessões de exploração e produção da Devon Energy em maio, fizemos investimentos importantes na área de biocombustíveis e expandimos nossos negócios na área de aviação no Brasil. Fico contente com o crescimento contínuo da nossa presença no Brasil”.
Após o farm-in, a BP deterá concessões em 14 blocos no Brasil, operando seis deles. A BP fará uma parceria com a Petrobrás em nove dessas áreas de concessão: Campo de Xerelete, BM-C-34 e BM-C-35 (na Bacia de Campos); BT-PN-2 e BT-PN-3 (na Bacia do Parnaíba); BM-BAR-3 e BM-BAR-5 (na Bacia de Barreirinhas) e BM-CE-1 e BM-CE-2 (na Bacia de Ceará).
Observações para os editores:
•	Os blocos BM-CE-1 e BM-CE-2 foram concedidos na Segunda Rodada de Licitações (2000). Eles estão localizados a 75 quilômetros da costa da cidade de Fortaleza, em águas com profundidades de 100 a 2.200 metros.
•	Os blocos BM-BAR-3 e BM-BAR-5 foram concedidos na Quarta e na Quinta Rodada de Licitações (2002 e 2003, respectivamente). Eles estão localizados a 200 quilômetros da costa da cidade de São Luís (MA) em águas com profundidades de 2.000 a 3.000 metros.
•	A BP possui quatro empresas no Brasil: exploração e produção (BP Energy do Brasil); biocumbustíveis (BP Biocombustíveis); combustível para aviação (Air BP); e lubrificantes (Castrol)
•	Hoje a BP possui e opera três usinas produtoras de etanol no Brasil, com capacidade de esmagamento total de 7,5 milhões de toneladas por ano.
•	Em dezembro de 2011 a Air BP anunciou a ampliação de suas operações no Brasil com a aquisição de postos de abastecimento em sete aeroportos brasileiros para atuarem em 18 aeroportos de todo o país.
•	As empresas do Grupo BP vêm operando no setor de energia brasileiro há mais de meio século, e estão presentes hoje em dez estados brasileiros (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Distrito Federal.